17/01/2010

Tragédias e Deus




O ano apenas começou e já enfrentamos muito sofrimento e mortes causados pelas
chuvas, mas a dor não tem atingido apenas nosso país. Um onda de frio provocou
caos na Europa, Estados Unidos e China. O governo da Austrália decretou estado
de desastre natural. No Haiti, pessoas que perderam suas casas, parentes e
amigos em menos de um minuto agora vagam pelas ruas que se transformaram num
gigantesco campo de refugiados, onde milhares de flagelados gritam ao mundo
pedindo água, comida e medicamentos.


Diante dessas tragédias imagino que você possa ter algumas perguntas:

Onde está Deus? Por que Deus permitiu? Deus poderia ter evitado? Será que Deus
não viu o que iria acontecer?


Uma das coisas mais difíceis para nós, pessoas que conhecem Jesus, é conciliar
tragédia com graça e providência de Deus. Estas perguntas vêm ao nosso coração
nestes momentos e não são fáceis de responder, nem possuem realmente uma
resposta personalizada, mas podemos lidar com elas dentro de algumas das
verdades ensinadas pela Palavra de Deus:


1 “No mundo tereis aflições, mas não se desanimem, eu venci o mundo” – João
16:33 - Por causa de Jesus as tragédias não determinam o fim de nossas vidas.
Elas podem até determinar o fim dos nossos corpos, mas não fim das nossas
vidas! Porque Jesus está vivo, Ele nos socorre e não nos deixa vencidos pela
dor para sempre.


2 “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” – Nenhuma
tragédia nos dominará permanentemente, Deus sempre nos trará uma saída,
conforto e esperança. Salmo 30:5b


3 Deus é soberano para mudar o curso da história e de acontecimentos – Ele
reina absoluto sobre todas as coisas e tem poder absoluto sobre tudo –
Apocalipse 4:11 e Tiago 5:16-18


4 Deus faz escolhas segundo seu propósito - Romanos 9.13-24

(Deus poderia ter impedido, mas em sua soberania não o fez,
segundo o seu propósito)


5 Deus responde as orações segundo seu propósito - Efésios 3.20


6 Deus conforta e cura a dor de seus filhos - Salmo 147.3


7 Deus nos sustenta em toda tribulação - II Coríntios 1.4


8 Deus em sua atuação soberana deixa-nos entender algumas coisas e outras não
- Deuteronômio 29.29


Nestes momentos, nossa âncora tem que estar firmada em alguém superior a nós,
que tenha todo o poder sobre todas estas coisas, que seja nosso abrigo. Mais
do que isto, alguém que além de ter o controle sobre tudo, tenha o amor para
nos ouvir e andar conosco no meio da tribulação. Este alguém só pode ser Deus!


Podemos não entender algumas coisas que Deus faz ou deixa acontecer, mas
podemos crer que se estas coisas nos afetam, Deus estará conosco no meio delas
(Salmo 23.4). E embora pareça difícil de aceitar, Deus compreende os seus
sentimentos e entende as suas indagações. É natural se sentir:


Desesperado: “Aquilo que eu temia foi o que aconteceu, e o que mais me dava
medo me atingiu. Não tenho paz nem descanso, nem sossego; só tenho agitação” –
Jó 2:25-26


Irado: “Não posso ficar calado. Estou aflito, tenho de falar, preciso me
queixar, pois o meu coração está cheio de amargura” – Jó 7:11


Aflito: “Mês após mês só tenho tido desilusões, e as minhas noites têm sido
cheias de aflição. Essas noites são compridas; eu me canso de me virar na cama
até de madrugada e fico perguntando: Será que já é hora de levantar?” – Jó 7:3-4


A Bíblia não encobre a questão do sofrimento, ela nos apresenta pessoas
verdadeiras e sofrimentos verdadeiros, mas não é só isso, também nos mostra um
Deus que conhece, compreende e se importa. E as circunstâncias não podem mudar
o caráter de Deus!


Nosso grande teste é CONTINUAR CONFIANDO EM DEUS quando a vida parece
inexplicável e as coisas não fazem sentido. Crer que Deus não nos abandonou no
meio da doença, morte, falência, terremoto, seca ou enchente, requer de cada
um de nós dizer: “Eu creio, mas me ajude em minha falta de fé”. – Marcos 9:24


Ser sincero com Deus nos aproxima Dele, e no meio da dor seremos confortados.

Andar por fé é parte do nosso chamado, mesmo quando crer não fez sentido.


Ary Velloso

Nenhum comentário:

Postar um comentário