05/02/2010

Vivendo a maneira de Deus



Você já deve ter ouvido muitas pessoas falarem que precisamos viver a maneira de Deus, mas eu fiquei pensando nisso durante alguns dias que minha cabeça fervia como uma panela de pressão para tentar entender o que significa esta afirmação. Viver a maneira de Deus. Bem então vamos tentar entender a luz da própria palavra uma direção para tentarmos entender alguns aspectos de nossa vida que precisamos manifestar a maneira de Deus para este mundo e para nós mesmos e outros.
João 15
1Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda. 3Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado. 4Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.
5Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. 6Se alguém não permanecer em mim, será como um ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. 7Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. 8Meu pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.
9Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. 10Se vocês obedecerem os meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. 11Tenho lhes dito estas palavras para que minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. 12 O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. 13Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. 14Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. 15Já não lhes chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo que tudo que ouvi de meu pai eu lhes tornei conhecido. 16Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o pai lhes conceda o que pediram em meu nome. 17Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.

1 Viver a maneira de Deus é “Viver de maneira santa e produzindo frutos”.
A vida de um verdadeiro cristão, precisa ser marcada pelas características mais diversas, como oração, leitura da palavra, serviço ao reino de Deus e etc, mas o que significa produzir frutos em uma visão bíblica?
Alguns versículos bíblicos nos apontam a resposta para esta indagação:
a) Mateus 3:8 e Lucas 3:8 Frutos de arrependimento.
b) Mateus 7:16 Frutos de um testemunho fiel.
Você conhece alguém que é um super crente, mas na sua casa é um super vilão? Você conhece alguém que repreende a muita gente, mas não é capaz de repreender a si mesmo?
Você conhece alguém que vive um cristianismo limitado as quatro paredes de uma igreja?

A marca do hipócrita é ser cristão em toda parte, menos em casa. – Robert Murray M'Cheyne (1813 – 1843).

c) Lucas 6:43 frutos de conhecimento não de incoerência.
Você já percebeu que um comercial de jeans, por exemplo; não tem nada a ver com jeans? Você já percebeu que por trás daquelas cenas envolventes de uma novela, estão o desejo intenso de corromper os valores bíblicos e familiares?
Segundo Nill Postman Eramos pra ser a geração mais erudita e informada da história, mas graças a nossa incoerência na maneira de falar e agir estamos se tornando a geração mais influenciável a apática as corrupções deste mundo.
d) Romanos 6:22 Frutos de santificação.
e) Gálatas 5:22 frutos do espírito
f) Efésios 5:9 frutos de bondade de justiça e verdade.
g) Hebreus 13:15 Frutos de louvor.

2 Viver a maneira de Deus significa também buscar a sabedoria.

Sabedoria significa mais do que mera inteligência. Enquanto esta refere-se
à habilidade de resolver problemas de forma correta pelo uso da razão e experiência; aquela, refere-se à inteligência divina.
Soluções humanas aos problemas são avaliados na fase das vantagens que aquelas soluções trazem àqueles que estão encarregados. Isso explica a descrição de "sabedoria" que Tiago chama de terrena e natural (Tg 3.15). Esta é a motivação que produz um "sentimento faccioso", o qual normalmente cria “inveja amargurada”. A sabedoria lá do alto, por outro lado, é “pura” (v.17) . Isto é, livre de contaminação facciosa. Ela produz paz, em vez de contenda e disputa. É “gentil”, ou seja, preocupada com o sentimento dos outros. É “razoável”, disposta a ceder e a negociar. A sabedoria celestial é “plena de misericórdia”, mostrando seu amor a outros.

Nossa limitação humana é muito clara para todos nós, muitos tentam realizar seus sonhos, concluir seus diversos projetos de vida, mas uma enfermidade pode atrapalhar tudo, uma catástrofe pode levar nossos sonhos à ruína.
Evidentemente somos corruptos e frágeis não temos duvida disso, mas Jesus quer ser nossa fortaleza como foi para Davi Salmo 27:1 O senhor é minha luz e a minha salvação; de quem terei temor?
O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo.
Davi depositava sua esperança no Senhor, não em cavalos ou cavaleiros mas nos Senhor.
O versículo 3 diz que estamos limpos pelas palavras de Jesus entregue a nós, mas imagino que seja como um presente que você ganhou e rejeitou é a palavra de Deus para muitos em nosso dia a dia.
Salmo 19 8Os preceitos do Senhor são justos, e dão alegria ao coração. Deus quer deixar meu coração alegre através de sua palavra, esta é sua promessa aqui neste verso. E Continua a afirmar: Os mandamentos do Senhor são límpidos, e trazem luz aos olhos. Você não sabe o que fazer? Você não sabe que decisão tomar? Ele que com sua palavra dissipar aas trevas de seu entendimento.
10São mais desejáveis do que o ouro, do que muito ouro puro; são mais doces do que o mel, do que as gotas do favo.
O teu desejo pela palavra já é semelhante ao do salmista?

Voz já estais limpos pela palavra que lhes tenho falado! Então não carregue a culpa de algo que você fez a tanto tempo atrás, peça perdão e bola pra frente.
Aconteça o que acontecer não se afaste da videira. Você só poderá produzir qualquer fruto se estiver nela.
Você não está sozinho, nem o mundo está conspirando contra você, todos nós vivemos os mesmo dilemas e aflições talvez em proporções menores e maiores uns dos outros, mas estamos conectados a mesma videira, mas precisamos ter bom ânimo Ele a videira venceu o mundo e nos promete que venceremos também em João 16:33

Nenhum comentário:

Postar um comentário