17/11/2010

Quantos pastores vc acha que suas ovelhas têm?

Vivemos em um tempo de completa fragmentação. Todas as coisas se formam a partir de conceitos e relações fragmentadas, inclusive nossa consciência espiritual. É muito fácil vc passar um tempão, gasto em estudo da palavra e termos que se apliquem a sua mais nova descoberta hermenêutica, mas depois de seu sermão no domingo suas ovelhas vão à internet e perguntam a seus outros pastores, o que realmente vc estava querendo dizer com termos negativamente críticos ou não. Os crentes de hoje têm muito mais pastores do que a alguns anos antes do apogeu da internet. Minha questão é. Até que ponto isto é positivo ou negativo para o desenvolvimento de uma consciência teológica e de fé não fragmentada como quase tudo que nos cerca?

3 comentários:

  1. Silvia Wolaniuk5:37 AM

    Será que temos mais pastores mesmo? O que eu sinto é que a igreja tem mais pastores, mas você conseguir ser pastoreado é bem diferente... Qualquer pessoa que tenta marcar um horário com o seu pastor sabe do que falo. Se tiver sorte, consegue uma marcar para daqui uma semana. Ou então, se for muito urgente, acaba tendo que ir falar com outro pastor. O fato é que o pastoreio como conheci há alguns anos, pelo menos para mim, não existe mais. O pastor não sabe de nada da minha vida e está sempre com a agenda tão lotada de compromissos que acabo desistindo de ser mais um. Essa é só a minha opinião, a forma como sinto. Deus queira que eu seja a exceção! :)

    ResponderExcluir
  2. Certa vez ouvi que cada pastor tem uma cor. E cada ovelha tem uma cor. Quando isso combina, ai sim há o pastoreio. Há porém, pastores que tem múltiplas cores, devido ao excepcional ministerio. Nem todas as ovelhas tem múltiplas cores. Entao, varias ovelhas de varias cores se ajustam ao ministerio deste. Acho que foi Christian Schwartz.

    ResponderExcluir
  3. Nada pessoal com o pastor Adoniran, que conheço só de vista, mas, concordo 100$ com a Silvia Wolaniuk. Há alguns anos atrás congregava em uma igreja, onde havia um casal de pastores de verdade. A esposa deste pastor me ligava e perguntava como eu estava, se eu estava estudanto a Bíblia, orava comigo, e nós não estavamos passando por nenhuma dificuldade ou problmeas, ela simplesmente cuidava de mim e e fazia a mesma coisa com muitos outros membros da igreja. Infelizmente Deus os levou para outra cidade. Hoje se precisar de falar com o pastor, ou "um dos pastores", tem que marcar hora, se quiser uma oração nos enviam ao ministério de oração. Coloque seu pedido no papel e ponha na caixinha, que estaremos orando. Não existe nada pessoal, não existe um cuidado com a pessoa. Algumas pessoas vão discordar, acredito que essas são excessões, são pessoas que estão todo dia ali com o pastor e seu ministério. Mas infelizmente são poucas as que são verdadeiramente pastoreadas. Vamos orar para que os pastores voltem a cuidar de suas ovelhas e não apenas da administração da igreja, afinal eles foram chamados para pastores e não admnistradores, não é?

    ResponderExcluir