25/07/2013

Esboço de sermão- As casas que Jesus visitou


1 As casas que Jesus visitou – Pedro e André[1]

Não são muitas casas que são visitadas por Jesus nos registros bíblicos, mas temos algumas que são abençoadas com sua presença.
Vamos aprender com cada visita desta as particularidades das visitas de Jesus e seu ensino para os lares de hoje e como deve ser nossa procedência em relação à presença de Jesus em nosso próprio lar.
Texto bíblico. Marcos 1:29-33
29-E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João.
30-E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela.
31-Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os.
32-E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados.
33-E toda a cidade se ajuntou à porta.

I – A casa que Jesus visita é um lugar de alegria.
Jesus não foi por causa da enfermidade da sogra de Pedro, mas pelo aconchego e alegria que este lar lhe oferecia. Vejamos o versículo 29
E logo, saindo da sinagoga, foram à casa de Simão e de André com Tiago e João.

a)      Como no lendário filme Alice no pais das maravilhas, Alice fala que não há lugar melhor que o nosso lar esta é uma verdade que podemos ver de maneira bem latente nas famílias que vivem com Jesus. “Não há lugar melhor do que o lar em que Jesus é Senhor.”
b)      O lar de Pedro e André era o lugar dos amigos também, pois exerciam o dom da hospitalidade por entenderem que tudo que tinham e eram era presente do Senhor.
Sua casa é um lugar de alegria onde você e outras pessoas sentem prazer de estar?
As casas dos discípulos foram as primeiras igrejas do primeiro século, ali havia o compartilhar a palavra a adoração a Deus era conhecida nos lares e através dos lares dos Cristãos.
Nossas casas precisam se tornar uma pequena igreja, um lugar de adoração, um lugar onde Deus tem prazer em estar e abençoar vidas ali.
II – A casa que Jesus visita é um lugar de relacionamentos saldáveis. Versículo 30
E a sogra de Simão estava deitada com febre; e logo lhe falaram dela.

a)      Uma casa harmônica e a que Jesus é Senhor as conversas giram em torno da glória de Deus e prioriza o reino de Deus e para isso é necessário que todas as diferenças sejam esclarecidas e todas as dificuldades sejam superadas através das parcerias que o lar promove.
b)      As oportunidades do lar surgem e ressurgem, mas não podem ser desperdiçadas. 
Como família já falamos todas as nossas necessidades e dificuldades a Jesus juntos?
Vivemos em um período que o conceito de família tem se deturpado aos poucos o crente em Jesus precisa saber que em Jesus podemos alcançar a verdadeira felicidade familiar e desfrutaremos desta alegria quando juntos pai, mãe e filhos buscarem ao Senhor colocando aos pés dele as necessidades do lar.

III – A casa que Jesus visita é um lugar que as pessoas que vivem nela sentem prazer em serví-lo. Versículo 31
Então, chegando-se a ela, tomou-a pela mão, e levantou-a; e imediatamente a febre a deixou, e servia-os.

a)      O amor romântico é muito importante para o lar, mas o romantismo não pode ser enclausurador é preciso ser praticado
Quantas famílias estão prostradas por causa da falta de dialogo?
Quantas famílias estão prostradas por causa da enfermidade do egoísmo?
Quantas famílias estão prostradas por causa da enfermidade das drogas?
Quantas famílias estão prostradas por causa da falta de amor?
Jesus deseja tomar pelas mãos as famílias prostradas em suas enfermidades nos dias de hoje, mas muitas famílias não o servem nem o amam declaradamente, pois acham que Jesus atrapalharia talvez seus propósitos, ou pegaria seu dinheiro, ou os aprisionaria no seio de uma religião, mas este não é Jesus vivem com Jesus em família é poder desfrutar de uma arvore sempre frutífera e farta que dá fruto em tempo e fora de tempo.

IV – A casa que Jesus visita é um lugar de cura. Versículo 32
E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados.

 As enfermidades dos lares muitas vezes se dão por causa de traumas gerados dentro dos próprios lares, mas Jesus pode curar todos os traumas gerados dentro da lares disfuncionais.
Jesus pode tocar no mais profundo da alma daqueles que o buscam para serem curados espiritualmente.
Jesus deseja visitar seu lar e torna-lo conhecido como casa de benção.
Você deseja que Jesus more em sua casa? Convide-o para todos os momentos dela os alegres os tristes os de derrota os de vitória os de solidão e os de companhia não deixe Jesus do lado de fora de sua casa, pois ele mesmo esta a porta e bate para um pouco e você poderá ouvi-lo e ao ouvir abra a porta para que ele mesmo entre em sua casa e a torne um lugar de alegria, um lugar de dialogo, um lugar de serviço e um lugar de cura.



[1] Sermão entregue em 16 de junho de 2013 no culto da PIB Curitiba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário