14/08/2013

As casas que Jesus visitou- Esboço de sermão.

[i]As casas que Jesus visitou – A casa do discípulo desconhecido.
Marcos 14:12-16
12 No primeiro dia da festa dos pães sem fermento, quando se costumava sacrificar o cordeiro pascal, os discípulos de Jesus lhe perguntaram: "Aonde queres que vamos e te preparemos a refeição da Páscoa? "
13 Então ele enviou dois de seus discípulos, dizendo-lhes: "Entrem na cidade, e um homem carregando um pote de água virá ao encontro de vocês. Sigam-no
14 e digam ao dono da casa em que ele entrar: ‘O Mestre pergunta: Onde é o meu salão de hóspedes, no qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos? ’
15 Ele lhes mostrará uma ampla sala no andar superior, mobiliada e pronta. Façam ali os preparativos para nós".
16 Os discípulos se retiraram, entraram na cidade e encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito. E prepararam a Páscoa. 

Quem é esse discípulo desconhecido? A hipótese mais trabalhado no decorrer dos séculos é que tenha sido o pai de João Marcos. Porém há dúvidas se Marcos conheceu Jesus pessoalmente. Alguns pensam que seria Marcos o jovem que "fugiu nu" de Mc 14,52 (pois só Marcos narra este episódio). Existe também a hipótese que tenha sido na casa da mãe de João Marcos, em Jerusalém que Jesus celebrou a última Ceia (14,12-31), já que era um local de oração e acolhida, pois foi para esta casa que Pedro se dirigiu ao ser libertado da prisão (At 12,12). Mas na realidade a dúvida continua, pois não temos tantas evidencias assim, mas a verdade é que aprendemos com esta história  que.
I Qualquer pessoa pode convidar Jesus para entrar na sua casa.
Esse negócio é muito intrigante, como assim tem uma pessoa andando com um cântaro, uma vasilha de água, e os discípulos chegam e falam onde é o lugar que o mestre precisa e a pessoa fala venham já está pronto.
De alguma forma esta pessoa ofereceu sua casa pra Jesus e Jesus já sabia que esta pessoa estava pronta para oferecer-lhe sua casa, mas não só oferece a casa como a ceia também, ou seja, a comida e a bebida também.
a)    Você já ofereceu sua casa para Jesus? Em outras palavras seu coração já é realmente de Jesus? Jesus já é seu maior amor, sua paixão seu foco?
b)    Você já ofereceu a comida e a bebida para o Senhor celebrar ao seu lado. Em outras palavras Jesus é aquele que te sacia que te dá prazer?
c)    Ele já esta em todos os lugares de sua casa?
II Devemos oferecer o maior e melhor lugar para Jesus.
Deste de o maior até o menor lugar de nossas casas precisam ser de Jesus, pois é fácil encontrar em algumas casas lugares onde Jesus não pode entrar. Por exemplo: existem coisas que você vê na sala, onde fica a televisão, que Jesus não veria, na verdade se retira quando você está vendo. Existem coisas que acontecem nos quartos de algumas casas que desagradam ao Senhor. Ofereça todos os cômodos de sua a casa para Jesus. Consagre-os a Jesus torne o que é profano, sujo sagrado, santo.
III Nossas atitudes precedem a glória de Deus
Depois desta ceia Jesus foi preso torturado e morto, situação que nos parece terrível, mas ao terceiro dia Ele ressuscitou mostrando toda sua autoridade como Deus e Senhor, mas na ceia ou na instituição da santa ceia Ele nos diz que sempre que fizermos isso lembraremos dele de sua morte e ressurreição.
O incrivelmente notório é que tudo isso acontece graças a disposição deste discípulo desconhecido ter oferecido sua casa para Jesus.
a)    Quando você oferecer tudo pra Jesus saiba que Ele usará sua disposição em entregar-se para sua glória.
b)    Sua disposição em entregar-se será lembrada por toda a eternidade.
c)    Deus sempre te dará oportunidades de glorificar seu precioso nome.
Não fique parado ou de braços cruzados eu e você somos os braços, os olhos a boca de Jesus para este mundo. Ele deseja usar nossas vidas para sua glória.



[i] Por Adoniran Melo série para o ministério com especiais ano 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário