15/06/2009

Teologia da Inclusão 1


Inclusão social é uma ação que combate a exclusão social. Geralmente ligada a pessoas de classe social, nível educacional, portadoras de deficiência física e mental, idosas ou minorias raciais entre outras que não têm acesso a várias oportunidades, ou seja, inclusão social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição de renda do País, assim como inserção cultural, respeito de opinião e religião dentro de um sistema que beneficios a todos e não somente uma camada da sociedade, quem primeiro pensou neste assunto foi Deus.

As escrituras sagradas estão recheadas por afirmações como não despreze o órfão ou a viúva o surdo ou o cego, pois a religião pura e imaculada diante de Deus o pai é amá-los e ajudá-los à ter uma vida digna.

Isaías é quem mais menciona a desigualdade social e prega um tipo de teologia da inclusão veterotestamentária, mas eu me pergunto em que momento da história a igreja deixou de refletir sobre este tipo de teologia, teologia esta que permite a semelhança com Cristo e vive uma igreja de todos e para todos a luz da palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário