29/03/2010

O deficiente visual e seu mundo auditivo



Andar em um parque ouvir os pássaros as pessoas conversando, crianças sorrindo, se houver uma concentração apurada você poderá até perceber traços da personalidade de quem fala com você. Assim é o dia a dia de um deficiente visual em um mundo dos sons, mas seus sons são coloridos e recheados de sentimentos dos mais diversos, seus sons informa, direcionam, ensinam e inspiram.

Experimente fechar os olhos você terá uma percepção diferente do mundo. Você já fez este exercício? Não, então feche seus olhos e tente ver as cores dos sons, uma criança sorrindo tem um som meio esverdeado dando-nos esperança para nossos dias fadados a desfragmentação dos valores humanos e familiares, alguns sorrisos são meio amarelos, pois alguém se aproxima de você, mas não sabe como se comportar em meio a sua deficiência. E o que dizer da escuridão das perdas e desprazeres da vida?

Muitas pessoas ouvem, claro outras não, mas só o deficiente visual tem poderes especiais, ouvir além de meros sons, ler o mundo de uma maneira sonora ou silenciosa.

2 comentários: