05/06/2010

O problema do sinal de Tiago em LIBRAS.



Quando estamos estudando os sinais bíblicos, muitas vezes somos envolvidos pela euforia da descoberta de um novo sinal e esquecemos de estudá-lo.
Eu certa feita estava trabalhando em um panorama do novo testamento para obreiros com surdos, quando fui pego por uma questão bem sutil ao lembrar do sinal de André. Percebi que usamos um sinal para uma carta bíblica a carta de Tiago como se fosse o irmão de André, mas ele não é irmão de André sim irmão de Pedro (Mt.4:18), tudo bem até este ponto, mas a maioria dos críticos textuais concordam que quem escreve esta carta é Tiago irmão de Jesus não o suposto irmão de André ou o discípulo de Jesus que se chamava Tiago irmão de João (Mt. 4:21).

Usamos estes sinais de uma maneira muito parecida Pedro, André e Tiago isso pra mim é um pouco curioso, se Tiago o autor da carta neotestamentária é irmão de Jesus porque este sinal não é mais parecido com o sinal de Jesus? Ou com o sinal de irmão? E sim ao sinal de André e Pedro. Para mim ouve algum equivoco de interpretação no momento que estavam estudando este sinal e o sistematizando.

7 comentários:

  1. Madson Barreto10:51 AM

    Olá Adoniran, Graça e paz,

    Pesquisando sobre Biblia em Libras na internet, encontrei alguns vídeos seus no Youtube e entrei no seu blog.
    Meu nome é Madson Barreto, minha esposa é surda, sou formado em Teologia e faço o Letras Libras e meu chamado é para o ministério com surdos.

    Achei muito interessante sua análise e considerações a respeito do sinal para o livro de Tiago. Há poucos meses atrás me deparei com a mesma questão e pesquisando descobri que o sinal oficial para o livro é o que você postou na imagem acima.
    Você é membro de qual igreja? Vocês já tem algum sinal mais propício para o livro de Tiago (e tantos outros sinais impróprios...)?

    Abraços,
    Madson
    barretobh@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. olá querido sou pastor na pib de Curitiba infelizmente não temos nenhum sinal que seja teologicamente coerente, mas faremos o segundo retiro para pastores e missionários surdos e com surdos para falarmos a respeito deste problema.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia !
    Muito prazer conhecer Jesus de vc !
    Sou eu surdo
    Eu querou como que Biblia de Deus pra libras ?
    Tô tenhor EMail: francisco.acn@hotmail.com
    Obrigado Senhor

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:18 AM

    Meu nome é Erica e moro em Teresina PI gostaria muito de conseguir uma apostila de libras de sinais biblicos tenho um desejo muito grande de evangelizar essa comunidade que precisa tanto de Deus. meu e-mail é erica.tlima@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7:04 PM

    A Paz do Senhor Jesus,estou estudando libras e gostaria de receber por e-mail a apostila panorama do novo testamento,pois não conseguir baixar.Pode ser uma outra também q possa me ajudar a interpretar melhor a palavra de Deus.
    Grata
    zil_love_wa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir