29/04/2009

Como surgiu o dia das mães


Por volta do ano 1600, na Inglaterra, começou a ser comemorado o "Mothering Sunday" ("domingo materno"). No quarto domingo da Quaresma, todos os trabalhadores ingleses eram dispensados para passarem o dia com suas mães, que ganhavam de presente o "mothering cake" (bolo materno).
Em 1872, nos Estados Unidos, uma mulher chamada Julia Ward Howe sugeriu que fosse criado o Dia das Mães, como uma data dedicada à paz. Mas a idéia de Julia não pegou. Até que, em 1907, Anna Jarvis iniciou outra campanha pelo Dia das Mães, em West Virginia. Ela escolheu o segundo domingo de maio para a celebração porque, neste ano, foi quando se completaram dois anos desde a morte de sua mãe. Anna insistiu muito, até que o governador de West Virginia realizou a primeira celebração oficial do Dia das Mães, em 1910.
Em 1911, a data foi comemorada em quase todo o país. Mas foi preciso uma forte campanha para o Dia das Mães ser oficialmente decretado pelo presidente Woodrow Wilson, em 1914. No Brasil, a primeira comemoração do Dia das Mães foi feita pela Associação Cristã de Moços (ACM), em Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Somente em 1932 o presidente Getúlio Vargas estabeleceu o segundo domingo de maio como data oficial para esta comemoração. Por aqui, o hábito de dar presentes virou moda em 1949, graças às campanhas publicitárias de grandes lojas de São Paulo.
África, Canadá, China, EUA, México e Japão também comemoram o Dia das Mães no segundo domingo do mês de maio.

2 comentários:

  1. Carolina Bocchi Maia12:32 PM

    Prezado Pastor Adoniran:

    A despeito de ser mãe há 28 anos,esta foi a primeira vez que escutei esta história de que gostei muito.
    Além disso, também me impactou a sua iniciativa de nos homenagear com algo tão sublime.
    Que Deus continue a frente da sua vida nos mpinimos detalhes de maneira especial a ponto de constrangê-lo a continuar servindo as pessoas com amor,e em conseqüência, alegrando a Deus.
    Com carinho a admiração
    Carol

    ResponderExcluir
  2. ANA RITA S. COSTA5:05 PM

    Pr. ADONIRAM, GRAÇA E PAZ DE CRISTO, MUITO OBRIGADA PELA SUA INICIATIVA EM FAZER ESSA DEDICATÓRIA A NÓS MÃES, QUE O SENHOR NOSSO DEUS DE-LHE A CADA MAIS DISCERNIMENTO PARA ESTAR FAZENDO HOMENAGENS LINDA COMO ESSA.
    UM ABRAÇÃO
    ANA RITA E ANA MIKAELY

    ResponderExcluir