24/07/2010

A luz da vida de um cristão genuíno. Comentando Romanos 12: 9




Jesus em sua afirmação “vocês são a luz do mundo...Mt: 5,14” lança sobre nós a responsabilidade de brilhar, brilhar tão intensamente que todos verão nossas boas obras e glorificaremos nosso pai que está no céu (Mt: 5, 16) mas que atitudes configuram a luz de um cristão genuíno? Paulo em sua carta aos romanos nos aponta maneiras que podemos brilhar e glorificar a Deus, então, vamos ao texto para elucidarmos a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para nossa vida.

Romanos 12: 9-21

09 amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.
10 Dediquem-se uns aos outros com amor freternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.
11 Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.
12 Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
13 Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.
14 Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.
15 Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que chorem.
16 Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
17 Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
18 Façam todo o possível para viver em paz com todos.
19 Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei , diz o Senhor.
20 Ao contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”.
21 Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.


1 O amor sincero.

Ouvimos muitas pessoas falarem que amam a Deus, mas são incapazes de amar o próximo e por vezes até aquele que está bem próximo como marido, esposa, filhos, familiares, amigos e outros que os cercam e surtem significado em sua história de vida.
Jesus veio a este mundo declarar o amor de Deus como narrado em João 3:16 Porque Deus amou o mundo. A iniciativa de Deus em amar a humanidade é inspiradora, para que todos nós reconheçamos, todos somos alvo do amor de Deus. Inclusive eu e você, mas não um amor fingido que busca seus próprios interesses, porém um amor altruísta, despojado de auto satisfação este amor que se entrega na cruz por nós seus eleitos.
Cabem agora algumas questões mediante a introspecção de cada um.
A) Tenho me aproximado das pessoas com sinceridade de amor ou com interesse de realização pessoal?
B) Tenho tomado iniciativas sinceras de amar; perdoando, servindo, dedicando-se ao meu próximo como Jesus?
C) Tenho vivido intensamente para o bem estar do meu próximo?

2 O ódio pelo que é mau

Este mundo está inundado em trevas e maldade, e a um esforço sem igual na história para a desfragmentação dos valores familiares e corrupção da palavra de Deus. Aprender a brilhar, encaixando-se na afirmação de Jesus é não conformar-se com as maldades deste mundo tenebroso.
Naturalmente todos nós que amamos a Cristo compreendemos que o mau para cada um de nós se configura no pecado ou seja, aquilo que corrompe nossa proximidade de Deus e nossa espiritualidade. Deus não compactua com o pecado, pois ele. O pecado em nós, nos separa da presença gloriosa de sua santidade (Rm 3:23) se realmente queremos brilhar mais intensamente precisamos aprender a odiar o pecado e as injustiças deste mundo, mas não somente isso, porém transformá-lo por uma consciência cristã baseada inteiramente no amor de Cristo Jesus por nós. Que tipo de pecado você tem cultivado recentemente, que tem de afastado da doce presença de Deus?

3 Apegar-se ao que é bom

Imagine nosso mundo sem o sol por uma semana. É um exercício bem difícil, tenho certeza disso, somos apegados a sua luz, talvez você nunca tenha pensado nisso, mas ser a luz deste mundo é viver praticando o bem em todo o tempo e vivendo para o bem sempre.
Um dos combustíveis para esta luz que habita em nós brilhar com muito mais força e influência é o apego as coisas boas, mas o que é bom? Neste mundo relativista é um grande desafio definir o que é bom, mas estudando este texto bíblico percebemos sinais que definem uma moralidade e valores bíblicos que para todo cristão deveria ser seu padrão de bondade, a palavra de Deus.
Quando desejamos brilhar como Jesus nosso mestre e Senhor, precisamos seguir seus passos, falar como ele falou, amar profundamente como ele amou aqui, entregando sua vida para que todos os dias este grito de amor ainda ecoe em cada um de nós e que sua luz brilhe através de nós. Amando sinceramente e despojados de nossos próprios interesses, não se conformando ao que é mau e apegando-se ao que é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário