29/07/2010

A luz da vida de um cristão genuíno. Comentando Romanos 12:10,11





Nossa vida é um reflexo da luz de Cristo quando entendemos que devemos amar sua luz e aborrecer as trevas deste mundo, andar contra a mão deste mundo significa andar como ele andou. Paulo em Romanos 12 nos aponta algumas características do brilho desta luz e como podemos praticá-la em nosso dia a dia.

Romanos 12: 9-21

9 amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.
10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.
11Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor
.

12Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.
13Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.
14Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.
15Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que chorem.
16Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
17Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.
18Façam todo o possível para viver em paz com todos.
19Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei , diz o Senhor.
20Ao contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”.
21Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.


1 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. V10 a


No verso 9 quando encontramos o estimulo para vivermos um amor sincero fomos impactados pelas dimensões de um amor verdadeiro. Que se assemelha ao amor de Jesus Cristo que se fez homem e habitou entre nós ( Fl 2: 6-11) com o objetivo de nos tornar semelhantes ou melhor irmãos.
Paulo agora não nos estimula a pratica de um amor não fingido somente, mas a um amor que cabe a irmãos, amor fraternal tem esta conotação. Amor de família, então nosso dedicação aos nossos companheiros de fé precisa ser uma dedicação familiar, não como a estranhos, mas a familiares.
Você tem tratado seus irmãos de fé como estranhos ou tem alcançado a uniformidade de fé com eles? (Ef 4:1-6)
Somos o que amamos, não o que sabemos. - Richard Sibbes ( 1577 - 1635 ).
Que tal saber mais da necessidade, mas não só saber, porém ajudar de alguma forma. Se alguém teve problemas com sua casa você pode reunir um grupo para ajudar a pintar, reformar pequenas partes, às vezes até construir uma casa nova. (Tg 4:17)
O que você acha de conhecer um pouco os sonhos alheios e investir tempo e dinheiro para ajudar a realizar cada um deles.
Se você têm algum talento, que é impossível não ter algum, que tal compartilhar com alguém este talento.
Caso consigamos agir desta forma conseguiremos viver brilhando como Jesus dando honra aos outros mais do que a nós mesmos. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios. V10b
Para nos salvar, Cristo teria que continuar até que Sua alma estivesse: “profundamente triste até a morte”. Mas isso não o deteve. J. Owen

2 Não se deixem envolver pela a apatia e desmazelo (Rm 12:1,2)


Nunca lhes falte o zelo. V11a


Vivemos dias onde a informação é rápida e inspira desconfiança, nem tudo que encontramos na internet é procedente da verdade. Mas tudo é muito descartável, conseqüentemente queremos descartar a fé muitas vezes, se esta igreja não corresponde a nossos interesses buscamos outra. Ter zelo pela nossa fé é ter uma consciência cristã saudável e firmada na palavra de nosso Senhor.
Comemos todos os dias. Pela manhã tomamos café. Ao meio dia almoçamos e ao entardecer sempre fazemos um lanche e alguns degustam de um delicioso jantar. Somos zelosos pelo nosso estômago. Por que não zelamos por nossa espiritualidade?
Que tal fazer um compromisso de diariamente degustar de um tempo ao lado do Senhor com leitura e oração? (Js 1:8)
Não gaste tempo com coisas que não edificam sua alma e te dêem conhecimentos que te distanciam de Deus.


3 Façam para Deus com todas as suas forças.


Sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. V11b


Nossa maneira de brilhar intensamente não está ligada a religião que servimos ou que identifica nossa personalidade, mas sim a espiritualidade que vivemos e como praticamos a palavra de Deus. Devemos viver não baseados nos dogmas religiosos, mas na palavra de Deus, pois ela é a melhor e maior norteadora para qualquer valor humano.
Servir a Deus fervorosamente é nunca deixar que as tempestades desta vida apaguem a chama do Espírito que é uma marca distinta do cristão genuíno.
Podemos servir a Deus servindo as pessoas que estão ao nosso redor, não perca tempo, socorra alguém abraçando, sorrindo, ensinado, orando e perdoando. Nossos vidas podem brilhar quando entendemos nosso papel na face desta terra. (1 João 4:20,21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário