11/08/2010

Sinais bíblicos Lucas



Sinal: Letra L, sinal de médico. Lucas era um médico.

Lucas escreveu esse livro, também conhecido como “médico amado” (Colossenses 4:14) era amigo e companheiro de viagens do apóstolo Paulo.

No livro de Lucas, há maior variedade de ensinos, parábolas e relata e narra os acontecimentos na vida de Jesus. Apresenta Jesus como o Filho de Deus, Messias e também Salvador.

O contexto de Lucas é o mesmo do Evangelho de Marcos. Mas Lucas ampliou o relato de Marcos através de duas importantes interpolações (Lc.6,20;8,3; 9;51,18,14).

A narração de Lucas sobre o nascimento e infância de Jesus foi a mais importante para dar forma à celebração cristã do Natal.

O relato de Lucas a respeito do ministério de Jesus na Galiléia é similar, com poucas exceções, ao do Evangelho de Marcos. Por outro lado, em Lucas, a descrição da viagem de Jesus até Jerusalém, atravessando a Samaria (9,51;19,48) contém informações que não aparecem nem em Marcos, nem em Mateus. É, sobretudo, esta parte - denominada, por numerosos especialistas, “seção especial de Lucas” - a que oferece as qualidades distintivas deste Evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário