04/01/2007

Ministério com surdos definições básicas


O QUE É O MINISTÉRIO COM SURDOS?
É um ministério como qualquer outro da igreja, que se destina ao trabalho com indivíduos portadores de necessidades especiais, neste caso deficiência auditiva - de qualquer grau.
claro com suas especialidades.

COMO ESTÁ DIVIDIDO O MINISTÉRIO?
O ministério trabalha na ação social, interpretação, música, visitação, acompanhamento familiar, expressões artisticas, valorizaçao da cultura surda produçao de materiais que é comparada a área de educação religiosa do surdo (E.B.S) – sendo que esse trabalho é desenvolvido simultâneo ao trabalho de educação secular em muitos casos, como acompanhamento em escolas e faculdades.
O obreiro com surdos deve conhecer a cultura do surdo, sua realidade e seus conflitos para que possa atingir êxito no trabalho, um líder dos jovens , por exemplo, pode ser o presidente do grupo e participar da e.b.d. como aluno, o líder do ministério com surdos na maioria das vezes é o professor da e.b.d. (pois geralmente é o obreiro que conhece mais a língua de sinais e com quem mais os surdos possuem contato) e está a frente de todas as atividades direcionadas aos surdos, já que simplesmente colocar alguém e um intérprete do lado não obterá o mesmo resultado do que colocar alguém que conheça os surdos e sua linguagem desenvolvendo um trabalho específico , sendo também menos demorado, mas que isto seja regra para todas as igrejas locais. Em função a escassez de profissionais seculares nessa área, são os obreiros que são chamados para interpretar na maioria das vezes em delegacias, seminários, médicos, escolas etc...
Os surdos (em sua maioria) possuem déficit cognitivo, devido a um histórico problemático na educação secular, o que leva o obreiro a ter que não somente ensinar a bíblia, mas ensinar o significado das palavras, ensinar os sinais bíblicos, ensiná-lo a ler e interpretar, enfim desenvolver um trabalho minucioso e demorado muitas vezes, mais esta historia vem mudando graças ao esforço de muitos professores que tem abraçado a causa da educação de surdos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário