28/08/2010

Comentando Romanos

A luz da vida de um cristão genuíno.


Romanos 12: 9-21

9O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom.

10 Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.

11Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor.

12Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.

13Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.


14Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem.


15Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que chorem.

16Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.

17Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos.

18Façam todo o possível para viver em paz com todos.

19Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei , diz o Senhor.

20Ao contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”.

21Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.



1 Não sejam egoístas, mas busquem a comunhão com todos os santos. V13

É muito interessante como a idéia de compartilhar neste texto esta absolutamente ligada a comunhão, devido a esta verdade devemos nos questionar até que ponto temos vivido uma vida despojada dos próprios interesses e visado a comunhão com o próximo no nosso compartilhar.

• Compartilhando as bênçãos.

• Compartilhando as vitórias.

• Compartilhando nosso lar.

• Compartilhar as dores e desprazeres.

• Estando presente na vida e história daqueles que chamamos irmãos em Cristo.

2 Devemos aprender que brilhar como Jesus na face desta terra é se dispor no momento mais difícil que vivemos com alguém no âmbito relacional a orar por aquela pessoa. V.14

Este conselho de Paulo é o mais difícil se comparado a todos os outros. Aqui Paulo pede que invoquemos a benção do Senhor sobre aqueles que nos perseguem, ou seja, aqueles que falam mal de você, que não perdem a oportunidade de te humilhar, que vivem em função da tua tristeza e angustia, que fazem tudo pra te prejudicar. O termo bíblico poderia muito bem ser traduzido por “bendizer” aqueles que te perseguem. Como seria possível nós falarmos bem daqueles que só falam mal de nós? Aprendamos com Jesus aqui no momento de sua crucificação ele estava cercado por dois ladrões um a sua direita e outro a sua esquerda, um deles maldizia Jesus. Colocava em cheque sua divindade. O outro falava a verdade acerca de Jesus a ação que segue este fato é interessante. Jesus não fala nada definitivamente nada para aquele que está falando mal dele.

Nossa postura precisa ser assim também em nossos dias, pois é muito fácil você revidar o mal com o mal, mas em romanos 12:21 aprendemos que não podemos pagar o mal com o mal, mas o mal com o bem e por vezes o melhor que podemos fazer é ficar calados e esperar que a verdade venha a tona.

3 Viver os momentos difíceis ou alegres ao lado de alguém que chamamos de irmãos é muito importante. V.15

O versículo fala imperativamente que devemos chorar com os que choram e alegrar-se com os que se alegram dois momentos paradoxais na vida de alguém, mas percebemos que o fato de chorar com alguém reflete o nível de intimidade que você tem com essa pessoa. Chorar é envolver-se na dor do outro ou em sua própria dor.

Não podemos ver o sofrimento alheio e ficar omissos a este fato, mas quando percebemos a dor alheia nossa participação precisa ser ativa no consolo desta dor.

Assim como as lagrimas correm em nosso rosto no momento da dor do outro ou da nossa dor, o sorriso se manifesta no momento de alegria compartilhada e experimentada. É muito importante declararmos nossos sentimentos pelo próximo.

Um comentário:

  1. hehe essa tem sido a prática utlimamente!
    "mas o mal com o bem e por vezes o melhor que podemos fazer é ficar calados e esperar que a verdade venha a tona."

    dando uma passadinha por aqui!

    ResponderExcluir