17/05/2010

John Piper também erra





Texto um pouco polêmico mas com uma visão interessante sobre os pregadores da atualidade. Por um cara que também não é nada certo, Ariovaldo Ramos... Hehe E quem na verdade é certo? Creio que existe apenas um, que é simplismente Jesus!


Como diz o meu professor de teologia Eduardo Getão: "Não comam milho na minha mão."
Sendo assim, faça você mesmo a analise desse texto e reflita!

Tiago Cata.

Caro amigo Cata, eu ainda acrescentaria que todos nós apenas experimentamos resquícios de uma teologia que por vezes podemos ver ser inalcançável, no campo da coisas uniformes, mas como bons brasileiros que somos, admiramos em parte, tomando cuidado para não demonizar-mos outros escravos como nós, porque temos certeza que só há um, que devemos devoção e amor, Jesus o Cristo de Deus nosso amado e perfeito mestre e senhor.

Adoniran Melo.


Para tentar minimizar o número de pessoas que irão me xingar, gostaria de começar este texto afirmando que também sou admirador das palavras do velho Piper. E também considero importante enfatizar que não estou tentando acrescentar detalhes em sua pregação às custas de me promover. Mas talvez uma das coisas mais difíceis de se encontrar na atualidade, são pessoas que pensem e que sejam críticas sem descartar outros por possuírem opiniões divergentes das suas próprias. Então, por favor, tenha paciência antes de xingar minha mãe.

Citei John Piper, mas poderia listar vários outros nomes que são altamente inspiradores em minha vida. E que, ao não concordar 100% com nenhum deles, me alegro por saber que se tratam de seres humanos, restritos como todos nós às opiniões e experiências da vida.

Piper afirma no vídeo “Não desperdice seu púlpito” que os modismos dos pregadores contemporâneos deve ser deixado de lado em favor da pregação do evangelho puro e simples. E obviamente concordo com sua afirmação. Porém, o próprio Piper se enquadra no grupo dos que o fazem? Por um acaso, as formas e liturgias da pregação da palavra na Igreja Batista Bethlehem são essencialmente o evangelho de Cristo?
Todas as igrejas, com raríssimas excessões, incorporam o modelo de escola grega, utilizando do púlpito, das cadeiras e dos mecanismos acústicos adequados a uma exposição unilateral. A grande pergunta então é: foi Jesus que estabeleceu este modelo?

Mark Driscoll, de certa forma do lado oposto ao de Piper, também é um dos homens que admiro e ao mesmo tempo não engulo completamente. Ele me parece um conservador ao estilo do Piper, travestido de pós-moderno, com intenções explícitas de atingir a juventude de seu país. Por exemplo, sua opinião sobre o livro “A Cabana”, soa como altamente radical e intolerante. Através de suas observações, temos a sensação de que há pouca aceitação àqueles que enxergam Deus ligeiramente diferente.

O que une a todos os pregadores do Reino é a essência da mensagem da salvação, única e explicitamente representada pela figura do Deus encarnado sob o nome de Cristo Jesus. Porém devemos compreender que, toda crítica aos modelos de exposição das verdades contidas na Bíblia, é quase sempre exagerada. Jesus falava sobre árvores, sementes… sobre plantas das mais diversas espécies… sobre filhos estúpidos, sobre tesouros e sobre a relação empregado/patrão. Em cada pequeno detalhe e, através das mais diferentes técnicas e momentos, Ele comunicava as verdades eternas.

Por isso, concentre-se na mensagem de Piper, na ousadia de Driscoll… mas principalmente no evangelho de Jesus. Conte histórias que tenham a ver com a sua realidade; e que mexam com a vida das pessoas segundo aquilo que Deus já está fazendo e, muitas vezes, elas sequer são capazes de perceber. Lembre-se que o “seu púlpito” não é um lugar, mas uma atitude.

E nunca se esqueça que, o próprio Jesus defendeu a legitimidade daquele que não era “do grupo” dos discípulos a promulgar o evangelho. Por quem não é contra nós, é por nós.

Amo estes caras… por que são pessoas comuns, como todos nós.
Amo o Piper, mesmo o considerando conservador demais.
Amo o Driscoll, mesmo crendo que ele precisava ser ousado não apenas na aparência.
Estamos todos no mesmo barco.


Texto de Ariovaldo Ramos

Fonte: http://www.tiagocata.com/2010/03/john-piper-tambem-erra.html

Um comentário:

  1. Koki, é cada vez mais difícil incerir a palavra em mundo que esta mudando a todo instante a sua filosofia de vida. A palavra jamais mudou e jamais se sujeitará a adaptações das pessoas. O que mais me deixa triste é ver pessoas nos púlpitos falando 80% de si com seus testemunhos (não que seja contra) e 20% da palavra pura. O povo esta cansado de apelos, das mesmas pregações, dos mesmos sermões e continuam sem respostas. Tem tanto apelo,todo culto, e ja não sabem o que fazer com isso nas mãos. Ressalvo que toda pregação precisa ter apelo, porém não da maneira como é feito hoje em dia; resultado... pessoas doentes, tristes e sem compromisso com o evangelho. Concordo em teses com ambos os pregadores, todos tem seu lado bom e ruim e não é isso que nos cabe questionar e sim o "ouvir tudo e reter o que é bom", pois eles não estão em nossas igrejas para darmos os puxões de orelha quando for preciso.
    Bons tempos em que se pregava uma sã doutrina (não universalizando todas), em que os comportamentos éticos e morais e não emocionais eram pregados, e olha... nossa sociedade precisa. "Salve" pais da igreja.

    ResponderExcluir