01/05/2010

A pipira e o obreiro




Na amazônia temos um pássaro que sem dar altos gritos e sem qualquer encanto desenvolve seu trabalho para a expansão da floresta e a preservação de muitas espécimes de arvores, seu canto pra falar bem a verdade incomoda bastante, mas todos nós entendemos sua importância para própria preservação da vida humana em muitos ambientes da amazônia. Este pássaro tem uma cor preta meio azulada quando esta de frente a o sol, uma aparência muito diferente comparada a outros coloridos e encantadores. A pipira não tem tantos encantos, ela se alimenta de frutas e tem a função de espalhar suas sementes por onde voa, dando assim continuidade aquela especie de fruta e proliferando a alimentação para muitos moradores da amazônia.

O obreiro com surdo e seu papel fundamental em meio ao positivismo que se introjetou no Brasil e com ele inúmeras ideias legalistas que acabam deformando a visão vocacional de muitos é extremamente semelhante ao papel fundamental que a pipira desenvolve.

É muito difícil encontrar alguém que saiba nesta tênue linha, entre positivismo e vocação, caminhar equilibradamente e não se deixar envolver pelos encantos e cantos do cientificismo e aprender cantos de outras aves e esquecer que seu canto bíblico eclesiástico é por vezes um incomodo, mas gostaria de lembra-lo que você assim como a pipira tem um papel fundamental que por muitas vezes é ignorado por muitas outras aves, mas estas aves desfrutam daquilo que a pipira faz, até se alimentam por causa dos esforços da pipira.

Muito da realidade da língua de sinais difundida no Brasil é responsabilidades de muitas pipiras. Então não esqueça, talvez outros pássaros que desfrutam de seu trabalho árduo nunca reconhecerão que você desenvolve, desenvolverá e sempre desenvolveu um papel fundamental na divulgação e expansão desta língua no Brasil, mas não desista nunca você foi chamado para isso!

Pr. Adoniran Melo

Um comentário: