17/05/2013

Desperte de seu sono - Esboço de sermão


 
Desperte de seu sono[i]

Muitos falam de avivamento e despertamento espiritual, falamos constantemente os nomes de grandes homens de Deus que foram despertados pelo próprio Deus para uma vida santa e ao aquecerem seus corações com a presença gloriosa de Deus gritaram com suas próprias vidas acendendo esta chama no coração de outros à santidade.

Mas o despertar começa dentro de cada coração humano, porém como acordar em meio aos cânticos apelativos dos “desvalores” de um evangelho sem compromisso com a palavra da verdade?

 A apatia esta por todo lado ninguém se preocupa mais se o que um homem de uma boa oratória fala é de Deus ou fruto de seus próprios devaneios. Como acordar se as trivialidades tem se tornado prioridade no mundo que vivemos?

Hoje estudaremos o profeta da redenção Isaias, seu ministério aconteceu no reinado de vários reis em Israel e sua mensagem se estabeleceu no despertamento e redenção do povo de Deus em meio a um cativeiro, aprenderemos lições com a experiência de Isaias, então vamos a primeira delas.

I Desperte de seu sono e se vista de Deus.

Isaias 51:9

Desperta! Desperta! Veste de força, o teu braço, ó Senhor; acorda, como em dias passados, como em gerações de outrora. Não foste tu que despedaçaste o monstro dos mares, que traspassaste aquele serpente aquático?

O profeta está indignado com todas as situações enfrentadas pelo povo no exilio e como o povo tem abandonado a Deus por isso sua prece é esta que Deus manifeste seu poder para que o povo que o esta abandonando lembre-se de suas obras extraordinárias.

Será que no mundo que vivemos as pessoas também tem abandonado a Deus?

No mundo em que vivemos as pessoas estão anestesiadas pelos apelos constantes da vaidade?

Quais as diferenças do mundo de Isaias e o seu mundo?

Em marcos Jesus encontra seus discípulos dormindo no momento em que ele precisava que eles estivessem vigiando e orando. Vejamos:

Marcos 14
37. E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?
38. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
39. E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras.
40. E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que responder-lhe.

            Muitas pessoas ainda estão envolvidas pelo cântico apelativo da carne e por esta razão se esquecem dos valores bíblicos e de seus padrões familiares estabelecidos com seus votos no dia de seu casamento e por isso todas as instituições humanas estão falhando inclusive a mais antiga de todas a família.

Jesus esta a sua procura como ele o achará?

Você não perdeu seus valores em meio ao caminho tortuoso dos vícios que dão prazer pra sua carne, mas te separam de Deus?

a)      Não durma na cama do desprezo a oração. Invista seu tempo em Deus ou você ainda dorme neste aspecto? Por estar dormindo não pode viver o imponderável de Deus e nem ter um relacionamento de intimidade com Ele.

b)      Invista tempo em conhecer a palavra de Deus, pois só ela pode descortinar nossas misérias e nos levar a semelhança de Cristo.

Sirva a Deus busque encontrar a roupa que Ele tem pra você, sem esta vestimenta não podemos enfrentar os momentos difíceis que se apresentam no dia-a-dia.

Desperte de seu sono e seja encontrado vigiando e orando, buscando a presença de Deus em tudo o que você faz que você seja reconhecido pelas vestes que você usa a roupa de Jesus.  bnm

Filipenses 4:13
12. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
13. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Desperte de seu sono e deixe Deus te fortalecer.

II Desperte de seu sono e erga-se de sua cama.

Isaias 51:17

            Desperta, desperta!

Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o cálice da ira dele, você que engoliu até a última gota, da taça do atordoamento.

É comum as pessoas desejarem ficar mais cinco minutinhos na cama, mas uma tragédia acontece em menos de cinco segundos. Não espere mais cinco minutinhos para entregar-se completamente a Deus.

Levante-se da cama da apatia.

Levante-se da cama das desculpas esfarrapadas.

Levante-se da cama aconchegante das drogas.

Levante-se da cama dos desejos incontroláveis da carne.

Levante-se da cama do conformismo.

Desperte de seu sono e não seja somente alguém que esta comtemplando a vida passar como se ela não tivesse sentido algum.

 

III Desperte e experimente o poder de Deus.

Isaias 52:1

Desperta! Desperta, ó Sião! Vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa.

Os incircuncisos e os impuros não tornarão a entrar por suas portas.

Deus criou todas as coisas a partir do nada enquanto você não esvaziar-se tornando-se um nada, uma maravilhosa criação não poderá ser feita em você e a partir de você como:

a)      A satisfação de sua alma.

b)      A resposta para suas indagações.

c)      A chance para sua família.

d)     O experimentar da verdadeira espiritualidade.

e)      A vida eterna.

Deus deseja que você vista a roupa de esplendor que Ele mesmo te oferece, abra seus olhos, levante e caminhe em direção a Deus.

Feche seus olhos ouça atentamente Ele com certeza está te dizendo aos seus anjos peguem a melhor roupa ponha um anel no seu dedo, pois ele esta despertando do sono que o separou de mim por longos anos.

Desperte do sono da religiosidade que engessa as almas humanas em liturgia e regras aprendidas de cor, mas ouça a voz de Deus claramente, veja as maravilhas de Deus acontecerem dia após dia em sua própria vida, não apenas seja um ouvinte, mas um praticante da palavra e alguém que experimenta as promessas de Deus em sua própria vida.

Que Deus mesmo o desperte do sono.

 

 



[i] Adoniran Melo Culto de domingo a noite na Primeira Igreja Batista de Curitiba 15 de janeiro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário