17/05/2013

Escritores de uma nova história - Esboço de sermão.



Escritores de uma nova história.[i]

Todos nós quando passamos pela genealogia rapidamente mergulhamos em um cansaço mental devido à grande menção de nomes que nos fogem a compreensão por serem estranhos a nossa cultura e desconhecermos a história individual de cada um destes homens e mulheres mencionados aqui, mas a palavra de Deus nos diz que toda a escritura é divinamente inspirado por Deus 2 Tm 3:16 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.” Então leiamos para tiramos algumas lições para nossas vidas neste inicio de ano.

Mateus 1:1-16

Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: Abraão gerou Isaque; Isaque gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos; Judá gerou Perez e Zerá, cuja mãe foi Tamar; Perez gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadabe; Aminadabe gerou Naassom; Naassom gerou Salmom; Salmom gerou Boaz, cuja mãe foi Raabe; Boaz gerou Obede, cuja mãe foi Rute; Obede gerou Jessé; e Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, cuja mãe tinha sido mulher de Urias; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Uzias; Uzias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amom; Amom gerou Josias; e Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. Depois do exílio na Babilônia: Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiúde; Abiúde gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoque; Sadoque gerou Aquim; Aquim gerou Eliúde; Eliúde gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó; e Jacó gerou José, marido de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.


            Quando lemos a genealogia, seja ela qual for, a primeira pergunta a ser feita aqui é. O porquê estes nomes entraram na história da genealogia de Jesus? Homens que erraram e pecaram como eu e vc homens e mulheres condenáveis aos nossos próprios olhos.

a.) Homens que em suas vidas desprezaram a Deus.

b.) Mulheres que se envolveram com coisas deste mundo de maneira profunda e obscureceram suas vidas por longos anos.

c.) Adúlteros, mentirosos, ladrões e assassinos.

d.)Homens e mulheres que nenhum de nós, devido estas características apontadas aqui, gostaria de ter em nossa própria genealogia, não é verdade? Mas o intrigante é que entraram na genealogia de Jesus. Porque?


1     A primeira resposta que temos é que estes homens e mulheres tiveram um encontro com Deus em uma atmosfera de arrependimento e graça, então desenharam uma história de transformação para o povo e para todas as estruturas da sociedade.


Cada um de nós tem que ter a consciência do tempo que está vivendo, não podemos desejar que luzes antigas iluminem nosso tempo, pois não remendamos roupa nova com pano velho. Nós devemos mudar a cara de nossa história corrompida pelas tendências mundanas de nossa época.

Que este ano nenhum de nós viva a pacividade ou se envolva em uma onda de mediocridade espiritual, mas que nossa espiritualidade esteja baseada em Cristo Jesus para que através de Jesus nossa história seja escrita uma história de esperança e amor sendo exalada por todas as esferas da sociedade que estamos inseridos.


2 A segunda resposta é que depois que estes homens entenderam que sua satisfação precisava estar em Deus. Eles viveram fazendo seu melhor, para Deus não para si mesmos.

Em toda nossa vida temos a belíssima oportunidade de louvar a Deus como aleluias ambulantes neste mundo de trevas sermos a luz, para pessoas sem direção sermos o mapa que aponta para Jesus.

a.)  Um aleluia ambulante faz muito mais do que fala, pois é bem mais fácil falar aleluia do que ser um aleluia.

b.)  Um aleluia ambulante sabe que todas as circunstâncias da vida nos são dadas como presente para glorificar a Deus. Davi e Gólias 1 Sm 17

c.)   Um aleluia ambulante não vive mais ele, mas vive nas pegadas de Jesus.


3     A terceira resposta é que Deus os amou e eles amaram a Deus em resposta ao seu grande amor por cada um deles.


Mas a palavra em Filipenses 2:5-11 afirma que somos amados pelo pai ao ponto do próprio Deus se esvaziar de sua glória e se tornar o fim ultimo da criação como disse Jonathan Edwards para que eu e você entendamos perfeitamente que somos amados. Então em resposta a esse amor devemos amar o reino para onde iremos, pois aqui não é nossa pátria somos peregrinos aqui, não podemos esquecer, mas isso não isenta ninguém de tornar este mundo menos hipócrita, mais acessível e amoroso, mais temente a Deus e a seus valores, que valoriza a família, que ama o próximo como ama a si mesmo, que vive pela e para a palavra de Deus.

Estes homens também desejaram dar suas vidas em favor de outros como o próprio Deus o fez através de Jesus como encontramos em João 10:11 para escreverem a história do reino de Deus neste mundo que culminou no evangelho da graça um evangelho de amor.

Podemos nós também escrever a história do reino de Deus neste mundo, neste tempo o tempo que nos foi dado pelo próprio Deus como presente para escrevermos sua história.

a.)  Viva apaixonadamente por Deus.

b.)  Invista em relacionamentos.

c.)   Gaste tempo com a palavra.

d.)  Dedique-se a alguém.

e.)  Busque sua alegria em Deus.

f.)    Ande por ai como um aleluia.

g.)  Seja amigo de Deus o amando de todo teu coração.


Saia daqui hoje com a certeza que o hoje é o tempo dado por Deus a nós para escrever uma historia maravilhosa do seu reino e o agora é a melhor oportunidade, então não espera amanhã para fazer compromissos com Deus nem muito menos se apegue ao ontem, pois o ontem já virou história seja ela boa ou má. E o agora é a melhor estratégia que temos, então se tem que pedir perdão a Deus peça agora, se tem que falar que ama alguém é agora este tempo, se tem que mudar algo este é o tempo que Deus quer fazer isso.





[i] Adoniran Melo sermão de virada de ano 2010 para 2011 na PIB Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário