12/05/2013

Os desafios de um mundo com muitas referências


 

Por Adoniran Melo[1]

É o primeiro dia de aula de uma faculdade e o professor inicia sua aula com uma breve apresentação de si e do conteúdo que deseja trabalhar com os alunos no semestre e em seguida pergunta à seus alunos sua realidade e histórico escolar, em que escolas estudaram e como foi sua carreira até este momento e percebe que muitos alunos chegaram ali com muitas dificuldades de aprendizado ou melhor com um ensino deficitário com muitas lacunas abertas e várias deficiências para serem resolvidas, pois os mesmo são advindos de inúmeros ambientes e realidades escolares diferentes.

Diante disto o professor vê um desafio gigantesco em meio a multireferencialidade encontrada na sala de aula, pois agora os mesmo precisam ter um norte a ser seguido, pois sua opção foi por pedagogia no ensino superior.  Cunha mencionando Fheniz (1996) diz “ao estabelecer que, o conteúdo trabalhado na escola é o conhecimento na forma de saber escolar, entendido como as matérias de ensino com as quais o aluno entra em contato.” Os desafios do educador se ampliam, mas também suas conquistas ao perceber as múltiplas formas de conhecimento apresentadas pelos educandos.

Para o professor se apresenta os seguintes desafios.

1.    Criar uma uniformidade na forma de pensar de seus alunos, pois os mesmos almejam uma carreira que precisa envolver coerência e não disparidades primeiramente com relação a sua vocação. Cunha também menciona Charlot (2000) que faz a seguinte afirmação “a relação com o saber é relação de um sujeito com o mundo, com ele mesmo e com os outros.” Através desta relação de construção o educando e também seu educador saberão para onde devem ir, que propósitos implicam sua profissão e buscas.

2.    Preencher lacunas ainda abertas em resultado ao ensino deficitário que alguns de seus alunos apresentaram em sua apresentação e exposição de sua carreira escolar. A escola enquanto instituição social na ação de instruir é o espaço possível onde ocorre o aprendizado da experiência humana culturalmente organizada. (Cunha, 2003)

3.    Potencializar as aptidões de seus alunos identificadas por ele mesmo no primeiro momento.

4.    Aprender a conviver com a multireferencialidade e ensinar seus alunos a respeitarem isso para que os mesmo em sua futura carreira conheça e reconheça esta condição em seus estágios e profissão.

Vivemos em um mundo sem referências fortes, as pessoas não tem uma causa para lutar, pois inúmeras causas vem e vão muito rapidamente, então é papel do educador dar uma causa e instruir os seus alunos a valorizarem suas causas e lutarem por elas para que os mesmos, mesmo inseridos em um mundo com muitas referências saibam exatamente para onde desejam ir.

 

Referências

 CUNHA. Kátia Silva. Texto publicado na revista: Cadernos FAFIRE vol 2 nº7 set/out2003 ISSN 1676-7349



[1] Professor por formação e vocação, militante e muitos anos da causa da pessoa com deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário