17/05/2013

O segredo de Gideão - Esboço de sermão



O segredo de Gideão (O poder pertence a Deus)[1]

Em um período de caos e desobediência Deus levanta um homem para ser seu herói e libertador de toda a escravidão que se impunha pelos midianitas e outros, mas muito mais do pecado do povo chamado Gideão.(Um lavrador )

Texto bíblico Juízes 6:1-16

De novo os israelitas fizeram o que o Senhor reprova, e durante sete anos ele os entregou nas mãos dos midianitas. 2 Os midianitas dominaram Israel; por isso os israelitas fizeram para si esconderijos nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. 3 Sempre que os israelitas faziam as suas plantações, os midianitas, os amalequitas e outros povos da região a leste deles as invadiam. 4 Acampavam na terra e destruíam as plantações ao longo de todo o caminho, até Gaza, e não deixavam nada vivo em Israel, nem ovelhas nem gado nem jumentos. 5 Eles subiam trazendo os seus animais e suas tendas, e vinham como enxames de gafanhotos; era impossível contar os homens e os seus camelos. Invadiam a terra para devastá-la. 6 Por causa de Midiã, Israel empobreceu tanto que os israelitas clamaram por socorro ao Senhor. 7 Quando os israelitas clamaram ao Senhor por causa de Midiã, 8 ele lhes enviou um profeta, que disse: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'Tirei vocês do Egito, da terra da escravidão. 9 Eu os livrei do poder do Egito e das mãos de todos os seus opressores. Expulsei-os e dei a vocês a terra deles.10 E também disse a vocês: Eu sou o Senhor, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos. 11 Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia ao abiezrita Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas.12 Então o Anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: O Senhor está com você, poderoso guerreiro. 13 Ah, Senhor, Gideão respondeu, se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: Não foi o Senhor que nos tirou do Egito? Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã.14 O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? 15 Ah, Senhor respondeu Gideão, Como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.16 Eu estarei com você, respondeu o Senhor, e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem.

Alguns problemas que se apresentam no contexto do povo são tão terríveis que eles fogem e fazem casas nas montanhas, nas cavernas e nas fortalezas. O curioso é que os midianitas não eram um povo tão forte, mas o problema está no pecado dos judeus. O povo judeu antes tinha visto nos midianitas parentes (25-2-6) depois um aliado (Ex 2,15-22; 3,1; 18,1-12; Nm 10,29-32)

Moises foge para Midian o sogro de Moises era midianita.

Mas neste contexto os midianitas estão oprimindo os israelitas. Quando olhamos para a história de Gideão com toda certeza vemos também nossa história ao começar e terminar um ano.

1 Gideão dá ouvidos a mensagem do Senhor e se torna um grande guerreiro.

Versículo 10 E também disse a vocês: Eu sou o Senhor, o seu Deus; não adorem os deuses dos amorreus, em cuja terra vivem, mas vocês não me deram ouvidos.

·         Todos os dias ouvimos muitas coisas e muitas pessoas, mas não damos ouvidos a Deus e nos deixamos influenciar pelas vozes deste mundo.

1.    Ouvimos as mídias: TV, internet, jornais e revistas

2.    Ouvimos a sociedade

3.    Ouvimos os problemas

4.    Ouvimos o inimigo de nossas almas

5.    Ouvimos nosso próprio eu.

Gideão e 300 israelitas derrotam 135 mil madianitas

2 Gideão reconhece que não é capaz.

Versículo 15 "Ah, Senhor respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família.

Por causa deste reconhecimento de Gideão ele é escolhido por Deus para libertar o seu povo, pois o povo até mesmo a família de Gideão estava envolvida no pecado.

Todos nós fazemos muitos planos, todo inicio de ano, plano de ler a bíblia, plano de ser melhor marido, melhor esposa, melhor em todas as circunstâncias da vida, mas nossa memória nos trai logo, logo, mas aprendemos com Gideão a reconhecer que nosso currículo não pode nos dá a vitória, mas Deus pode nos dar a vitória,

·         Então temos a vitória quando buscamos o reino de Deus em primeiro lugar. Mt 6:33

·         Temos a vitória quando entregamos nosso caminho ao Senhor e confiamos completamente N´Ele.

·         Temos a vitória quando reconhecemos que a força não depende de nós. Fl 4:13

·         Temos a vitória quando damos ouvidos a Deus e não a nós mesmos.

·         Temos a vitória quando deixamos Deus lutar por nós.

Apenas se renda a Deus e priorize seu reino de sua vontade neste novo ano, não esqueça de seus benefícios e busque sua satisfação em Jesus.

Mensagem poética.

Não importa onde você parou...em que momento da vida você cansou...
o que importa é que sempre é possível e necessário "Recomeçar".

Sofreu muito nesse período? foi aprendizado...Chorou muito? foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? foi para perdoá-las o mais rápido que puder... Sentiu-se só por diversas vezes? é porque talvez você fechou a porta para Deus, pois Ele está batendo a sua espera sempre e sempre.

Acreditou que tudo estava perdido? Era o início da tua melhora... Pois é...agora é hora de reiniciar...de pensar e viver a palavra de Deus. De encontrar prazer nas coisas simples de novo e se satisfazer completamente em Deus. Tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para "chegar" perto de você. Quando nos trancamos na tristeza...nem nós mesmos nos suportamos...ficamos horríveis...

Recomeçar...
hoje é um bom dia para começar novos desafios. Já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo Senhor...o Senhor  vai se instalar na nossa vida.



[1] Mensagem entregue na primeira igreja batista de Curitiba em 31 de dezembro de 2011- culto de virada de ano.

Um comentário: