12/05/2013

Sala de aula um organismo vivo.


 
Sala de aula um organismo vivo.

Por Adoniran Melo[1]

A sala de aula passa por um constante processo de transformação, pois na mesma se constrói e descontrói para que haja uma edificação significativamente efetiva e duradoura, por este motivo se necessário um planejamento para que este processo se desencadeie de acordo com Thomazi e Asinelli (2009) “a ação de planejar ultrapassa o planejamento propriamente dito, pois implica as relações de poder que se estabelecem entre os atores da instituição escolar.” É possível dizer que dentro da sala de aula ao se estabelecer esta relação entre educador e educando se processa também uma relação de compartilhar, por este motivo, o planejamento de como esta relação se processará é imprescindível.

Na sala de aula acontece, então, o processo de“ensinagem” que de acordo com Anastasiou (1998) “é um processo complexo efetivado entre os sujeitos” esta complexidade se dá em função da construção do conhecer que se processa não somente em sala de aula, mas também é forjado quando aplicada a todos os sistemas que estão inseridos tanto ao educador quanto ao educando, pois o mesmo é um processo de parceria, contratual e de comprometimento mútuo para que se processe naturalmente a construção do conhecimento escolar.

Enfim a sala de aula é um organismo que visa a organização social e familiar em meio as suas múltiplas atuações no cotidiano dos educandos. Por este mesmo motivo o professor precisa averiguar todas as possibilidades incutidas em seus alunos em meio a seu planejamento de aula e suas observações culminarão em um planejamento muito mais focado e efetivo no que tange a potencialização deste organismo, assim a sala de aula será um organismo mais organizado e focado em objetivos claros, pois cada aluno compõe este grande organismo vivo, cada professor/a percebe a atuação do organismo e as potencializa a partir de estímulos diversos no dia a dia da sala de aula e porque não dizer do organismo vivo chamado sala de aula? Assim é possível afirmar que a mesma é um potencial inigualável no que diz respeito a influência que seus alunos promovem na atmosfera social, quando mais educadores perceberem esta verdade poder-se-á até mesmo afirmar que a sociedade não será mais a mesma, pois os esforços se concentrarão neste organismo vivo sabendo sua importância social e reconhecendo que ele podemuito mais do que se imagina

Referências

ANASTASIOU,L.G.C. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma

possível teoria pedagógica .IBPEX, Curitiba, 1998.

THOMAZI, Á. R. G.;ASINELLI, T. M. T. Prática docente...

182 Educar, Curitiba,n. 35, p. 181-195, 2009. Editora UFPR

Implementation, Educar, Curitiba, n. 35, p.181-195, 2009. Editora UFPR

 



[1] Professor por profissão e vocação e militante a muitos anos na causa da educação para a pessoa com deficiência.

Um comentário: