Sala de aula um organismo vivo.
Por Adoniran Melo[1]
A
sala de aula passa por um constante processo de transformação, pois na mesma se
constrói e descontrói para que haja uma edificação significativamente efetiva e
duradoura, por este motivo se necessário um planejamento para que este processo
se desencadeie de acordo com Thomazi e Asinelli (2009) “a ação de planejar
ultrapassa o planejamento propriamente dito, pois implica as relações de poder
que se estabelecem entre os atores da instituição escolar.” É possível dizer que
dentro da sala de aula ao se estabelecer esta relação entre educador e educando
se processa também uma relação de compartilhar, por este motivo, o planejamento
de como esta relação se processará é imprescindível.
Na
sala de aula acontece, então, o processo de“ensinagem” que de acordo com
Anastasiou (1998) “é um processo complexo efetivado entre os sujeitos” esta
complexidade se dá em função da construção do conhecer que se processa não
somente em sala de aula, mas também é forjado quando aplicada a todos os
sistemas que estão inseridos tanto ao educador quanto ao educando, pois o mesmo
é um processo de parceria, contratual e de comprometimento mútuo para que se
processe naturalmente a construção do conhecimento escolar.
Enfim
a sala de aula é um organismo que visa a organização social e familiar em meio
as suas múltiplas atuações no cotidiano dos educandos. Por este mesmo motivo o
professor precisa averiguar todas as possibilidades incutidas em seus alunos em
meio a seu planejamento de aula e suas observações culminarão em um
planejamento muito mais focado e efetivo no que tange a potencialização deste
organismo, assim a sala de aula será um organismo mais organizado e focado em
objetivos claros, pois cada aluno compõe este grande organismo vivo, cada professor/a
percebe a atuação do organismo e as potencializa a partir de estímulos diversos
no dia a dia da sala de aula e porque não dizer do organismo vivo chamado sala
de aula? Assim é possível afirmar que a mesma é um potencial inigualável no que
diz respeito a influência que seus alunos promovem na atmosfera social, quando
mais educadores perceberem esta verdade poder-se-á até mesmo afirmar que a
sociedade não será mais a mesma, pois os esforços se concentrarão neste
organismo vivo sabendo sua importância social e reconhecendo que ele podemuito
mais do que se imagina
Referências
ANASTASIOU,L.G.C.
Metodologia do Ensino
Superior: da prática docente a uma
possível
teoria pedagógica .IBPEX,
Curitiba, 1998.
THOMAZI,
Á. R. G.;ASINELLI, T. M. T. Prática docente...
182
Educar, Curitiba,n. 35, p. 181-195, 2009. Editora UFPR
Implementation, Educar, Curitiba, n. 35, p.181-195,
2009. Editora UFPR
[1] Professor
por profissão e vocação e militante a muitos anos na causa da educação para a
pessoa com deficiência.
Sensacional.
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